Histórias “com sabor a flúor”

Biblioteca Municipal associou-se ao mês da Saúde Oral
A Biblioteca Municipal de Mortágua associou-se ao mês da Saúde Oral que se assinala no mês de Outubro e está a promover uma actividade lúdico-pedagógica que tem como mote “a leitura é como o flúor, revitaliza...”.
Até ao final do mês estão a ser contadas duas histórias infantis relacionadas com a temática da Saúde Oral: “Bruno, o duende com dois dentes” e “O dia em que me caiu um dente”.

As histórias são um incentivo à leitura e ao mesmo tempo servem para sensibilizar as crianças para os cuidados a ter com a higiene oral, como lavar os dentes diariamente, não comer doces e guloseimas em excesso, algo que as crianças tanto gostam mas que são dos principais factores causadores de cáries e outros problemas dentários. Cada história é o ponto de partida para uma conversa e interacção com as crianças, ouvindo também o que elas têm para contar. As histórias destinam-se a grupos e mediante marcação prévia.

A Biblioteca não se esqueceu dos idosos que costumam visitar aquele espaço, nomeadamente os idosos dos Lares existentes no concelho. Para eles preparou uma história diferente, mais apropriada à sua idade, intitulada “ os dentes do meu avô”.
Paralelamente às histórias foi criada uma banca de livros sobre cuidados dentários e alimentação saudável, instalada junto ao hall de entrada, para pequenos e crescidos.
O espaço de entrada da Biblioteca encontra-se também decorado com objectos alusivos ao tema, destacando-se duas escovas e duas pastas “gigantes” suspensas no tecto, que despertam de imediato a atenção do visitante.


Fonte: Câmara Municipal de Mortágua 2007-10-12 - https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=322