Coordenadora Nacional de Bibliotecas Escolares visitou bibliotecas da rede concelhia

Coordenadora Nacional de Bibliotecas Escolares visitou bibliotecas da rede concelhia no âmbito do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”.

A Coordenadora Nacional do Programa Rede de Bibliotecas Escolares e Comissária-Adjunta do Plano Nacional de Leitura, Dra. Teresa Calçada, efetuou no dia 12 de outubro de 2012 uma visita às bibliotecas da Escola Secundária, EB2,3, Centro Educativo e à Biblioteca Municipal, que constituem a rede concelhia de bibliotecas. A visita realizou-se no contexto do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, que se assinala este mês e subordinado ao tema “Biblioteca Escolar: uma chave para o passado, presente e futuro”.

No roteiro pelas várias bibliotecas a Coordenadora Nacional esteve acompanhada pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque, pelo Vereador Municipal, Dr. Ricardo Pardal, pelo Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Dr. Rui Parada, além de elementos da Direção do Agrupamento e Professores.

A Coordenadora Nacional teve oportunidade de conhecer in loco não só os espaços, as condições funcionais, a oferta bibliográfica disponibilizada, mas também as atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da promoção da leitura e das diferentes literacias.

E foi surpreendida com alguns momentos protagonizados pelos alunos, como a leitura de poemas na Escola Secundária e uma dramatização alusiva ao tema do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, através da recriação de uma escola do passado e das famosas “Lições do Tonecas”, no Centro Educativo. Uma representação muito bem ensaiada e conseguida, que deixou toda a gente animada. De seguida, duas alunas, a Beatriz e a Edna, ambas do 4ºB, fizeram de cicerones e guiaram os presentes até ao presente e futuro, mostrando as salas da biblioteca onde os livros convivem com as novas tecnologias de informação e comunicação.


No mesmo Centro Educativo estava ainda patente uma interessante exposição fotográfica que retratava o “passado, presente e futuro” do sistema de ensino no concelho, desde as décadas de 30 até aos nossos dias, recordando os tempos em que havia escolas femininas e masculinas, passando pela chegada da Internet à escola, a introdução do ensino do Inglês e da Música, finalizando no atual Centro Educativo, que simboliza o futuro.

O roteiro terminou com uma visita à Biblioteca Municipal, onde a Coordenadora Nacional teve oportunidade de tomar contacto com os serviços ali prestados ao público e as atividades em torno da leitura que a própria biblioteca desenvolve. Pôde também observar uma exposição temporária sobre Tomás da Fonseca.

No final a Coordenadora Nacional estava muito bem impressionada com o que viu:
” um conjunto de bibliotecas bem montadas, com um bom acervo documental, entre livros e material multimédia, a funcionarem com alegria, com bom ambiente de trabalho, com a participação de professores e funcionários. É um contentamento, eu só posso dizer obrigado à autarquia, aos professores e às escolas”.
Segundo nos referiu a Dra. Teresa Calçada, as bibliotecas escolares são locais de leitura e conhecimento abertos a todos os suportes que possam atingir o seu objetivo: “a leitura e o conhecimento fazem-se hoje não só em suporte de papel, mas também em suportes digitais, e os alunos têm de estar capacitados, têm de ter competências para a aquisição de informação e conhecimento em todos os suportes que são próprios do tempo deles. As bibliotecas hoje são híbridas”.

Mas se as novas tecnologias, como a Internet, trazem facilidades, alertou, “ isso não exclui uma competência primeira e transversal que é ler bem, ler mais, ler melhor, ler com treino, ler com fluência, e nos mais pequenos deve-se fazer também e sobretudo com livros”, afirmou.

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua 2012-10-15 - https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1013