Exposição Histórias da Ajudaris’ 12 - pequenos gestos, grandes corações

Exposição “Histórias da Ajudaris’12”, patente no Centro de Animação Cultural

Decorreu no dia 17 de fevereiro de 2015 a abertura da exposição “Histórias da Ajudaris’ 12 - pequenos gestos, grandes corações”, no Centro de Animação Cultural. O Município acolheu de braços abertos esta exposição que alia a promoção da leitura a objectivos solidários.


O projeto "Histórias da Ajudaris" é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita, realizada com crianças dos 3 aos 12 anos de idade, e ao mesmo tempo um projeto solidário, intervindo junto de comunidades desfavorecidas. A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada no Porto, que luta contra a fome, pobreza e exclusão social.

Nesta exposição, dedicada ao tema dos “Os Avós”, participaram 500 crianças de 41 escolas de vários pontos do país e cerca de 80 ilustradores que dão vida e cor às personagens e cenários. As crianças são as protagonistas e as autoras na partilha de magia e de criatividade, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, a solidariedade, a partilha e os afetos, ingredientes essenciais no trabalho da Ajudaris

Os textos e ilustrações estão reunidos no livro Histórias da Ajudaris, que já vai para a sua sétima edição, com novos protagonistas e novas histórias. Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento.




A abertura da exposição contou com a presença de crianças do 3º ano da Escola Básica /Centro Educativo de Mortágua que interpretaram canções tradicionais infantis, incluindo uma canção dedicada aos avós. As crianças do Jardim-Escola João de Deus também marcaram presença. Interpretaram uma poesia do livro da Ajudaris, ilustraram e declamaram frases sobre o significado dos avós.



O Vereador da Cultura, Paulo Oliveira, presidiu à abertura da exposição, e agradeceu a presença do Agrupamento de Escolas e do Jardim Escola João de Deus, bem como dos pais, avós e outros familiares que ali se encontravam. Felicitou também a equipa da Biblioteca pela forma imediata como acolheu a iniciativa e organizou a exposição.

Paulo Oliveira felicitou depois a Ajudaris pelo seu trabalho de grande relevo social: “Incentivar as crianças e jovens para a leitura, para a escrita, é muito importante, mas quando se associa a leitura à solidariedade, ent ão torna-se ainda muito mais importante e vinculativo”. Além do trabalho feito com crianças carenciadas, salientou que ao escrever estas histórias são as próprias a ajudar outras crianças. “Acho que é um exemplo extraordinário”, disse.

A abertura da Exposição contou com a presença da Diretora da Ajudaris, Dra. Rosa Vilas Boas, que se mostrou muito sensibilizada com a forma cuidada como estava organizada a exposição e foi preparada a sua abertura.



O projeto do livro História da Ajudaris tem a missão de promover a leitura, a escrita e a cidadania. “Nós sabemos que o livro é uma ferramenta inspiradora e inclusiva, que as crianças que leem mais serão adultos mais incluídos, com mais capacidade de sucesso”, referiu Rosa Vilas Boas.

O projeto começou em 2009 com 12 escolas e não parou de crescer. “Neste momento são mais de 350 escolas, apoiados pela Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, Bibliotecas, Municípios, Empresas, e cerca de 10 mil pessoas envolvidas na construção de um mundo mais solidário através dos textos”, adiantou.

Uma parte da receita do livro reverte para projetos de apoio social. “Neste momento nós vamos distribuir óculos a cerca de 20 escolas, a nível nacional” exemplificou. O projeto Histórias da Ajudaris foi distinguido em 2013 pelo Instituto de Empreendedorismo Social e em 2014 pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura.

A Associação dá apoio a idosos sozinhos ou sem retaguarda, apoio a famílias carenciadas a nível alimentar, promove ações de capacitação, desenvolve atividades com o objetivo de alargar oportunidades e horizontes aos jovens, a nível do apoio ao estudo, expressão plástica, teatro, dança. “É um trabalho moroso, mas muito gratificante”, referiu.

Rosa Vilas Boas deixou o desafio para que Mortágua também se junte ao projeto da Histórias da Ajudaris, com jovens autores do concelho, e deste modo vir também a integrar a exposição no próximo ano.

As pessoas que visitarem a Exposição podem adquirir o livro, se assim o desejarem, sendo também uma forma de se associarem a esta causa solidária.

Resta lembrar que a exposição pode ser visitada até ao dia 1 de maio.


Fonte: Câmara Municipal de Mortágua - 2015-04-23 -
https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1384