“Baú de Histórias” incentiva hábito da leitura nas crianças

Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Municipal de Mortágua vai sair das suas quatro paredes para ir ao encontro da comunidade, neste caso, da comunidade escolar. Trata-se do projecto “Baú de Histórias”, um projecto de itinerância dirigido às crianças das escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar e que tem como objectivo estimular a adopção de hábitos de leitura desde a primeira infância.

Na passado dia 10 o “Baú de Histórias” iniciou a sua viagem que o levará a percorrer 13 estabelecimentos de ensino até ao final do ano lectivo. Coube às escolas do Freixo, Vale de Remígio e Barracão serem as primeiras a receber, cada uma, o seu baú, que vai circular rotativamente pelos vários estabelecimentos de ensino. Cada baú traz no seu interior dezenas de livros, de variadíssima espécie, desde contos, histórias, poesia, banda desenhada. Durante cerca de três semanas os baús irão permanecer em cada estabelecimento de ensino, podendo as crianças usufruir dos livros e até mesmo requisitá-los e levá-los para casa. Assim poderão ler com mais tempo e inclusive partilhar as histórias com os pais. A recepção do baú é acompanhada da dramatização de uma história baseada num livro, dinamizada pelas Técnicas da Biblioteca.

O projecto abrange todas as Escolas e Prés da rede pública, ficando apenas de fora as escolas da sede do concelho, o que tem uma explicação lógica. Estas tem já um acesso facilitado ao espaço da Biblioteca, ao contrário das crianças das restantes freguesias, que estão mais distantes.

O balanço das duas edições já realizadas é muito positivo e animador, com as crianças a demonstrarem um grande interesse e entusiasmo. Para além de promover a leitura, esta iniciativa é também encarada como uma forma de divulgar e trazer as crianças à Biblioteca, onde poderão descobrir outros livros, outros recursos.

Fonte: 2006-10-09 Câmara Municipal de Mortágua https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=209