Centenas de jovens participaram na “Marcha da Leitura” em Mortágua

Cerca de 750 crianças e jovens participaram na “Marcha da Leitura“, em Mortágua, organizada pela Biblioteca Municipal em conjunto com as escolas da sede do concelho, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, que decorreu de 31 de Março a 4 de Abril.

Realizada naquele último dia, a Marcha da Leitura incorporou crianças dos Jardins de Infância, do Jardim-Escola João de Deus e da Escola do 1º Ciclo, e alunos da Escola Básica 2.3, da Escola Secundária e da Escola Profissional Beira Aguieira, acompanhados por professores, educadoras e funcionários.



A caminhar a ler e vestindo uma t-shirt com o seguinte lema “Ler… uma experiência tão… humana“, entoaram textos sobre a Lenda do Juiz de Fora
 (Foi na Vila de Mortágua / Que um tal juiz de fora / Que justiçava outrora /Abusou dos seus poderes / E teve o povo acirrado / Um dia tocou o sino / O povo foi a correr / Prendeu o juiz maldito / Fora daqui ó metido);

Evocaram a figura do escritor mortaguense Branquinho da Fonseca
(Era uma vez um grande escritor / Que dos livros era amigo…/ É Branquinho da Fonseca / Em Mortágua foi nascido / Os livros tanto e tanto amou / Que as bibliotecas itinerantes criou / A obra de Pessoa divulgou / E o nome de Mortágua longe levou);

Entre outros textos, recordaram também a origem topónima do nome Mortágua
 (E naquele lago tão imenso / Onde outrora brilhava a água / Secou a água, brilha a gente / Brilha a gente de Mortágua / Água doce de vontades… / De saberes e de crenças / Hoje vila… amanhã cidade?…).


A marcha terminou na Praça do Município, em ambiente de festa. Ali, alguns alunos declamaram ainda poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, David Mourão- Ferreira. Outros, vestidos a rigor, dramatizaram “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar“, dois contos de Sophia de Mello Breyner.

Por fim, os alunos da Escola Básica 2.3 cantaram
 “Ler é… Sonhar Acordado!” (Sonhar acordado / Faz isto numa leitura / Ao ler o meu livro / Vivendo uma aventura! / Ao ler o meu livro eu vim a descobrir / Um mundo bem diferente onde posso ir / Vem daí!… / Sonhar e ler é algo que eu posso fazer / Rodar o mundo, ter lugares para viver).
A Marcha da Leitura foi o culminar de uma semana de múltiplas actividades de sensibilização para a importância do acto de ler, que envolveram a Biblioteca Municipal, as Escolas e a Comunidade, numa iniciativa exemplar e aplaudível do Município de Mortágua.

Fonte: 09/04/2008  http://www.faroldanossaterra.net/2008/04/09/centenas-de-jovens-participaram-na-%e2%80%9cmarcha-da-leitura%e2%80%9d-em-mortagua/