Dizer com o Coração: Mortágua edita jovens poetas

“Dizer com o Coração”: o Município de Mortágua promoveu o lançamento de um livro de poesia que reúne poemas escritos por jovens estudantes do concelho. O livro, intitulado “Dizer com o Coração”, teve a sua apresentação pública no passado dia 2, no âmbito das “Noites de Verão”. Alguns dos jovens autores subiram ao palco para ler os seus poemas, tendo alguns sido musicados pelo Maestro Ricardo Vicente. O Presidente da Câmara Municipal também se associou ao momento, lendo um dos poemas que integram a colectânea de poesia.

Ao todo são 11 os jovens presentes nesta colectânea: Bárbara Santos, Bruno Pais, Daniel Matos, Daniela Gomes, Emil Veloso, Filipa Salazar, G.P.S., Inês Dinis, Jorge Camoesas, Leila Tomaz e Marisa Engenheiro.

O livro é o produto final da participação de um grupo de jovens do 12ºA da Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais nas actividades de comemoração do Mês do Coração, realizadas em Maio do ano passado e subordinadas ao lema “Dizer com o Coração”. Ao grupo juntou-se ainda um jovem da Escola Profissional Beira Aguieira, natural de São Tomé, estudante nesta escola sediada em Mortágua.

Nas actividades estava inserida uma Sessão de Poesia, tendo sido nessa ocasião que os jovens revelaram os “seus” poemas. A participação dos alunos inseriu-se na sua Área de Projecto, que tinha como tema “Viver Saudável Sabe Bem!...”.

A qualidade dos poemas surpreendeu toda a gente, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, que na ocasião deixou a promessa de patrocinar a sua edição em livro. Promessa cumprida.

“O reconhecimento do valor destes jovens poetas está na edição deste livro, sendo também um incentivo para que continuem a escrever, a criar e a surpreender!”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, afirmando ainda que “é preciso acreditar nos jovens, no seu talento, na sua criatividade, porque eles são capazes de fazer coisas muito boas e interessantes”. O livro “Dizer com o Coração” pode ser adquirido na Biblioteca Municipal.

  

A apresentação do livro esteve integrada nas “Noites de Verão”, que culminou com um espectáculo de teatro de fantoches, intitulado “Quilos de Histórias”. Uma peça muito divertida, para toda a família, interpretada por um grupo de jovens de Mortágua (Telma, Ana Rita, Estela, Luís Coelho, Hugo Melo e Ana Tomás), também autores do texto. Excelentes interpretações e uma agradável surpresa!
Mais do que a uma noite cultural, assistimos a uma mostra de jovens criadores de Mortágua, em duas áreas criativas (Poesia e Teatro), uma lufada de ar fresco que se saúda vivamente e que nos enche de alento e esperança no futuro. Como diz o prefácio do livro: “É preciso acreditar!...”


Fonte: 2010-07-05 - Câmara Municipal de Mortágua - https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=693