Prémios do Concurso de Poesia “Bleuet International” na Biblioteca Municipal.

Entrega de Prémios do Concurso de Poesia “Bleuet International” na Biblioteca Municipal.

Numa sessão pública realizada na Biblioteca Municipal, no dia 16 de novembro de 2014, procedeu-se à entrega dos prémios de poesia aos jovens estudantes do concelho que participaram no Concurso de Poesia “Bleuet Internacional”, edição de 2014.


Este ano a Biblioteca Municipal de Mortágua foi convidada a ser Comissária da 4ª edição do concurso anual. Nesse sentido, a Biblioteca Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mortágua, lançou o desafio à comunidade escolar.

No concurso participaram 16 alunos, do Ensino Primário, Secundário e Profissional, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos.

Os trabalhos consistiram na criação de um poema em língua portuguesa (posteriormente traduzido para francês), com o máximo de 30 versos (ou linhas), podendo versar sobre três temas: “Natureza”, -“Meio Ambiente” – “primavera”.

A iniciativa teve por objetivos estimular a escrita poética, desenvolver a competência linguistica e divulgar a poesia dos jovens do concelho de Mortágua.

Um júri constituído pela Profª Odete Nunes, Coordenadora do 1º Ciclo do Ensino Básico, Dra. Emília Matos, Vereadora Municipal e Profª Ludovina Amaro, Coordenadora das Bibliotecas Escolares, selecionou os seis trabalhos finalistas, que posteriormente foram enviados para o júri francês, para decisão final.

Coube aos membros do Júri, ao Vereador dr. Paulo Oliveira, ao Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Rui Parada da Costa, ao Presidente do “Bleuet International” para Portugal, Dr. José Machado Lopes, fazer a entrega dos prémios aos finalistas. Na sala encontravam-se alunos e alunas, pais e mães, professores, entidades envolvidas no concurso.

Todos os jovens foram felicitados por terem participado na iniciativa e receberam um diploma de participação.

Os seis finalistas, além do diploma, receberam uma medalha de honra (grau ouro e grau prata).

O primeiro prémio, Medalha de honra grau ouro, foi atribuído à jovem Gabriela Almeida, do 11º ano. Os restantes premiados foram Carolina Silva (11ºano – Medalha grau prata), Ana Beatriz Lourenço Paredes (9ºano - Medalha grau prata), Luzineide Correia Pina (12ºano – Medalha grau ouro), Joana Maria Neves Martins Miranda (4ºano – Medalha grau ouro) e José Rodrigues dos Santos (12ºano – Medalha grau ouro).

Os premiados tiveram ainda direito à leitura do seu poema, acompanhados à viola pela jovem Mariana Gomes, que expôs também algumas pinturas da sua autoria alusivas à temática do concurso.

Em nome da Bleuet International, o Dr. José Machado Lopes dirigiu agradecimentos à Biblioteca Municipal, à Câmara Municipal e ao Agrupamento de Escolas do Concelho de Mortágua, pelo seu empenho em torno do sucesso desta iniciativa, e deu os parabéns aos laureados.

Também ele um amante das palavras, Machado Lopes referiu que a “poesia foi e será sempre a linguagem primeira entre os Homens na descoberta do mais sagrado, do mais simbólico, do mágico, do amor, do sortilégio, também do combate, da contestação, uma arma que rompe com a mediocridade e a vilania dos lugares comuns sempre com fins inconfessáveis. Logo uma arma carregada de futuro”.

A Poesia é também a linguagem do amor, por excelência, lembrou. Evocou as palavras de Shelley, poeta inglês, que escreveu: “Os poetas, esses desconhecidos legisladores do mundo”, para dizer que “os poetas lutam por um mundo melhor, numa incorrida ânsia e dádiva”. Palavras belas e inspiradoras que tocaram nos corações dos presentes.

A Bleuet Internacional é uma associação cultural e artística fundada na França, em 1999, por Alain Debarge (Poeta, Escritor, Pintor de Arte e Filantropo), dirigida aos jovens poetas e pintores internacionais, para promover a Literatura e as Artes.

Esta associação dinamiza anualmente o concurso de poesia internacional “Le Bleuet International”.

2014-11-20