Escritoras de livros infantojuvenis marcam presença na Feira do Livro em Mortágua

Está a decorrer a edição de 2016 da Feira do Livro organizada pelo Município de Mortágua. O Mercado Municipal volta a receber este evento, onde sabores e saberes coabitam salutarmente, proporcionando alimento ao corpo e ao espírito.


Ao todo estão disponíveis 1250 títulos para “saborear”, de vários géneros literários, e para gostos e públicos diferenciados, com a vantagem de poderem ser adquiridos com descontos, que podem chegar aos 25%.

O evento conta com a presença de escritores convidados, o primeiro dos quais foi Isabel Ricardo, autora de coleções de grande sucesso para crianças e jovens, como “Os Aventureiros”, que já vai em 11 volumes, “Guerreiros da Luz”, “Contos Marotos” e “Contos do Bosque Sempre Verde”.

Isabel Ricardo era uma criança sonhadora e aos três anos gostava de inventar as suas próprias histórias, fingindo que as lia nos livros e cadernos escolares da irmã, de tal maneira que quem a escutava pensava que ela já sabia ler…. Inscreveu-se na biblioteca da Nazaré, trazendo livros para casa às escondidas dos pais. Fugia para casa de amigas, dizendo que ia brincar com elas, mas ia escrever as suas histórias.

Sonhava ser detetive e acalentava um sonho muito querido, que nunca contou a ninguém, pois nunca acreditou que alguma vez conseguisse… ser escritora.

Escreveu o seu primeiro livro de aventuras aos 11 anos, “Os aventureiros do castelo assombrado”. O fascínio pelos castelos explica em parte o seu gosto pelas histórias de aventuras, cheias de mistério e suspense.

Tem já 30 obras publicadas, para todas a idades, incluindo seis romances históricos. Perante uma plateia constituída por crianças do Pré-Escolar, a autora contou três das suas histórias: “O Fantasma das Cuecas Rotas”, que sensibiliza as crianças para o respeito das diferenças e para a tolerância, “O Coelhinho avarento” e “Um sonho muito interessante”.

Amanhã será a vez da escritora Manuela Ribeiro, outra autora de livros para infância e juventude, contar algumas das suas histórias às crianças do Pré-Escolar do concelho. Manuela Ribeiro publicou já diversas obras, com destaque para a coleção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.





O último dia será dedicado aos escritores de Mortágua, com a apresentação dos novos livros de Jorge Gonzalez, Patrícia Diogo e Pedro Abreu Simões.

A Feira do Livro funciona das 9h00 às 18h00, em horário contínuo, sendo que no sábado terá um horário alargado, entre as 8h30 e as 19h00.

Fonte: 19/05/2016 http://www.faroldanossaterra.net/2016/05/19/escritoras-de-livros-infantojuvenis-marcam-presenca-na-feira-do-livro-em-mortagua/
https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1531