Mortágua recebeu a final do Concurso Interconcelhio de Leitura

Mortágua recebeu no dia 4 de abril de 2016 a final do Concurso Interconcelhio de Leitura, com a participação dos Agrupamentos de Escolas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

A organização do concurso esteve a cargo da Rede de Bibliotecas de Mortágua (Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares). A assistir ao evento, que teve lugar no Centro de Animação Cultural, estavam Professores, coordenadores das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais, Pais, e colegas dos participantes. Encontravam-se ainda presentes a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, e o Diretor Adjunto do Agrupamento de Escolas, Rui Alcino.

O Vereador Paulo Oliveira, em representação do Município, deu as boas vindas a todos os alunos participantes, Professores, responsáveis das Bibliotecas, representantes das Direções dos Agrupamentos, aos Pais, desejando que tivessem uma excelente tarde cultural.


Paulo Oliveira felicitou todos os alunos participantes. “Todos vós já são grandes vencedores, porque chegaram aqui, é sinal de que já possuem grandes qualidades”. E salientou que as novas gerações se vão distinguir pela sua qualidade de conhecimento e a sua capacidade de comunicação. “E estes são dons que só se obtém através da leitura”, lembrou. A finalizar, deixou-lhes o conselho: “façam o vosso concurso, não como se fosse uma competição, mas divertindo-se. Quando estiverem aqui em cima do palco sintam-se como verdadeiros atores e divirtam-se com aquilo que vão fazer”. Felicitou ainda a Rede de Bibliotecas de Mortágua por ter promovido esta iniciativa.


A Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, agradeceu a dedicação de Professores, Professores Bibliotecários, Alunos e Pais, em torno desta iniciativa, e salientou que só deste modo, unindo vontades e esforços, é possível ter esta “festa da leitura”.


Destinado a alunos do 1º e 2º Ciclo, o concurso contou com 20 participantes efetivos (2 alunos em representação de cada nível de ensino e respetivo Agrupamento), havendo ainda elementos suplentes.

As provas constaram de dois momentos de leitura expressiva, um de leitura livre e outro por sorteio, seguida de uma prova de resposta rápida, em que os alunos tinham de responder a questões sobre um texto previamente lido e preparado. No caso do 1ºCiclo o texto era “Dom Caio”, do livro “Histórias curiosas da nossa História”, de José Jorge Letria), para o 2º Ciclo o texto era “O Sonho do Padre Voador: a história de Bartolomeu de Gusmão”, do livro “Contos para Rir”, de Luísa Ducla Soares.

O júri era constituído por um representante de cada Agrupamento de Escolas/Município: Teresa Branquinho (Biblioteca Municipal de Mortágua, Rosa Maurício (Biblioteca Municipal de Carregal do Sal, Filipe Pais (Biblioteca de Tábua), Luísa Melo (Biblioteca de Tondela) e Anabela Mendes (Direção do Agrupamento de Escolas de S. C.Dão).

Depois de avaliar e pontuar as diversas prestações, o júri anunciou por ordem decrescente, os três primeiros classificados em cada nível de ensino e naturalmente o grande vencedor. No 1º Ciclo, a primeira classificada foi Maria Pedro Pinto (Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão), enquanto no 2º Ciclo a melhor foi Joana Maria Serrano Maças (Agrupamento de Escolas de Tábua).



Ao longo do concurso decorreram momentos de animação alusivos à leitura, dinamizados por alunos e técnicas da Biblioteca do Centro Educativo, e por alunos do 3º Ciclo, todos pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Mortágua. Um dos momentos altos foi o “Baile da Leitura”, em que os alunos vestiram a pele de personagens de contos e histórias e dançaram com livros. Outro momento de encanto foi proporcionado por Dolores Tavares, professora e contadora de histórias, natural de Tábua, que com a sua voz melodiosa recontou dois contos, um tradicional português e outro de origem árabe, que sensibilizaram toda a plateia. Como acontece em todos os contos, há sempre subjacente uma mensagem, uma lição a reter.

No final foram entregues certificados de participação e um livro a todos os alunos concorrentes. Os prémios para os três primeiros classificados foram livros, em quantidade diferenciada. A entrega dos prémios foi feita pela Vereadora Municipal, Emilia Matos, e pelos elementos do Juri.

No próximo ano letivo o concurso irá ter lugar em Santa Comba Dão, que fez a proposta/sugestão.

Ver fotos: https://photos.app.goo.gl/f5uaQxUc3xUMdQzM8

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua - 2016-06-06 - https://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1541