O prazer de ler - Semana da Leitura 2017

Semana da Leitura 2017 em Mortágua: Feira do Livro e outras atividades promovem o “prazer de ler”.

Ana Rodrigues, autora do conto infantil “O Guardador de Estrelas”, foi uma das convidadas da Semana da Leitura, que está a decorrer em Mortágua. A autora esteve presente na Feira do Livro e contou a sua história a crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que ouviram atentamente o desenrolar da narrativa e no final colocaram questões.



A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, que convida as escolas, as bibliotecas, e outras instituições, a celebrarem o gosto e o prazer da leitura, envolvendo também a comunidade em geral.

Nesta 11.ª edição, para além da visibilidade e da celebração da Leitura, pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, centrando-se, esta iniciativa de âmbito nacional, no tema «O Prazer de Ler».


Em Mortágua, as atividades que assinalam a Semana da Leitura são organizadas em conjunto pela Biblioteca Municipal e Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A autora disse às crianças que “todos nós somos como as estrelas, únicos e especiais”, e que a intensidade do nosso brilho depende do tamanho e alcance dos nossos sonhos. E lembrou até Cristiano Ronaldo, uma grande “estrela” do futebol, que também sonhou ser um dia o melhor do mundo. “As estrelas permitem-nos sonhar, só pelo facto de olharmos para elas e percebermos a sua beleza à noite. Eu acredito, e essa é também a mensagem que quero passar no livro, que todos nós somos uma estrela em potencial, e que pode brilhar mais ou menos consoante aquilo que cada um decidir e desejar”.

A autora, natural de Anadia, vai lançar brevemente o seu segundo livro, também infantil, que irá abordar o problema do abandono e maus -tratos de animais, uma questão sensível para a autora, que tem cinco animais adotados. “Abandonar ou maltratar um animal é como abandonar ou maltratar um ser humano, é algo muito estranho, que não devia sequer fazer parte da nossa conduta de vida. Nós somos responsáveis por estas gerações e temos de as educar e passar valores, princípios”, refere.

Na próxima quinta-feira a convidada é Helena Amaral, contadora de histórias e funcionária da Câmara Municipal de Coimbra.

Durante toda a Semana está a decorrer a Feira do Livro, funcionando entre as 10h00 e as 19h00. Os visitantes têm ao dispor uma grande quantidade de títulos e variedade de géneros literários, desde romances, biografias, livros temáticos sobre Politica, História, Religião, Saúde, Desporto, e muito mais. Há também secções dedicadas aos livros infantis e juvenis.



“Leituras frescas” é outra das iniciativas que se destaca na Semana da Leitura, desde logo pela sua originalidade. Em vários espaços públicos, como o Mercado Municipal, a Biblioteca Municipal e o Centro de Animação Cultural, foram instalados frigoríficos usados, com a diferença de que não contêm peixe, carne, legumes, frutos, mas sim…livros!. E com a particularidade de que os utentes podem escolher livros para levar para casa e… ficar com eles! Esta iniciativa é promovida pela ASSOL- Associação de Solidariedade Social de Lafões, com o apoio da Biblioteca Municipal.

Ao longo da Semana da Leitura, o Agrupamento de Escolas promove várias atividades, quer internas quer viradas para a comunidade, fazendo apelo à leitura.



No dia 31 realiza-se o habitual Sarau da Leitura, com a participação dos alunos do Pré-Escolar, 3º Ciclo e Secundário, além do Pessoal Docente e não-Docente.

No dia 1 será apresentado “Rua 13”, o livro da autoria da mortaguense Eduarda Faia, que marca a sua estreia literária. A apresentação terá lugar pelas 11 horas, na Feira do Livro.


Fonte: Semana da Leitura em Mortágua. Feira do Livro e outras atividades promovem o “prazer de ler” - 2017-03-29 Câmara Municipal de Mortágua